quinta-feira, 29 de julho de 2010

Lezione 17 -L´aggettivo determinativi - Adjetivos determinados (2)

Ainda falando sobre os adjetivos, veremos agora sobre:

L´aggettivi determinativi - Adjetivos determinativos


E podem ser :



1) possessivi (possessivos)

2) dimostrativi (demonstrativos)

3)numerali (numerais)

4) indefiniti (indefinidos)

5) interrogativi ed esclamativi ( interrogativos e exclamativos)



1) Gli aggettivi possessivi


Indicam a quem pertence alguma coisa :

I miei amici(Os meus amigos),casa mia ( minha casa) , macchina nostra (nosso carro)

Atenção :



singular Plural

mio, mia (meu,minha) miei, mie (meus, minhas)
nostro, nostra (nosso,nossa) nostri, nostre (nossos, nossas)

tuo, tua(teu,tua) tuoi, tue (teus, tuas)
vostro, vostra (vosso,vossa) vostri, vostre (vossos, vossas)

suo, sua (seu, sua) suoi, sue (seus, suas)
loro (dele) loro (deles)



Esempi : (exemplos)


- La mia sorella ha una casa in spiaggia (Minha irmã tem uma casa na praia)

- Sempre que posso vado a casa loro. (Sempre que posso vou a casa deles)

- Fernanda ha comprato una bella macchina del suo vicino (Fernanda comprou um lindo carro do seu vizinho)

- Janaína e la sua amica hanno fatto un viaggio per l´europa. (Janaina e a amiga dela fizeram uma viagem pela Europa).

- Giuseppe e suo fratello hanno una azienda .( Giuseppe e o seu irmão têm uma empresa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário